quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SÉTIMA OFICINA

NUNCA DEIXE DE VOAR!
Voe sempre na direção
de seus objetivos
Você sempre irá alcançá-los!!

PALESTRA SOBRE "PROJETO ANITÁPOLIS"



ARGUMENTAÇÃO E LINGAGEM

UNIDADE 21 e 22

A finalidade de um texto argumentativo é sempre convencer o leitor com seus objetivos claros. É necessário ter conhecimento do assunto para poder defender com clareza seus argumentos. Nossos argumentos devem ser fortes, pois assim podemos convencer a quem queremos. Assim decidimos trabalhar sobre o “Projeto Anitápolis” porque trata sobre o meio ambiente e atinge nossa região.
No primeiro momento foi entregue aos cursistas material sobre “O Projeto Anitápolis”, para que todos conhecessem e em seguida foi ministrada uma palestra pelo Professor Haroldo de Oliveira Silva, que apresentou todos os detalhes sobre o projeto.


“O PROJETO ANITÁPOLIS”

Anitápolis é uma cidade localizada na Serra Catarinense, que pertence à região de Florianópolis.
Este projeto é um empreendimento das multinacionais Bunge (EUA) e Yara (Noruega) que durante 33 anos, através do processo de mineração a céu aberto (o mais antigo poluente), pretendem explorar a jazida de fosfato que se encontra em plena Mata Atlântica no Vale do Rio Pinheiro, em Anitápolis – Santa Catarina.
O local do projeto, com 1800ha, localiza-se em uma Área de Proteção Permanente (APP) que faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Braço do Norte, depois Rio Tubarão.
Serão construídas duas barragens de rejeitos, com 80m. de altura que vão interromper o fluxo natural do Rio Pinheiro. Junto terá um complexo industrial para a fabricação de ácido sulfúrico que será usado na extração do fosfato para fabricação de fertilizante.

“SAI MATA ATLÂNTICA, ENTRA FÁBRICA DE ÁCIDO”.

CONSEQUÊNCIAS:

. Centenas de hectares de Floresta Atlântica, destruídos pela mineração.
. A área total de influência deste projeto, abrange além dos 1.800 hectares previstos, cerca de 5.100 Km² em volta do empreendimento ( triângulo que comprende Laguna – Florianópolis – Lages).
. A poluição atmosférica, atingirá não apenas Anitápolis, mas todos os municípios vizinhos.
. Poluição da Bacia do Rio Braço do Norte com a extração, lavagem e processamento do fosfato com ácido sulfúrico.
. Caos no trânsito na Br101, Br282 e na SC407.
. Dezenas de caminhões bitrens (veículo longo) carregados com substâncias químicas poluentes iram circular diariamente prejudicando a locomoção e o cumprimento de compromissos profissionais da população.
. Aumento dos riscos de acidentes devido à circulação excessiva das carretas.
. Desvalorização das Áreas de Lazer e Turismo.
. Ameaça à agricultura familiar e à produção orgânica.

O PERIGO EM POTENCIAL – AS BARRAGENS DE REJEITOS

Dois lagos, cheios de lama (rejeitos da lavagem do fosfato com o ácido sulfúrico), seguros por muralhas de terra de rejeito de mineração, com 80m de altura, rompendo, em consequência de uma tempestade, engoliria tudo que estivesse pela frente. Com certeza uma perspectiva assustadora.
No terceiro momento em grupos os cursistas construíram um texto argumentativo sobre os pontos positivos e negativos do Projeto Anitápolis. Cada grupo escolheu um provérbio e concluiu cada texto. Para finalizar cada cursista recebeu o texto “O VERÃO DE 92” (Luís Fernando Veríssimo).
Nosso objetivo foi divulgar o projeto para os cursistas e estes aos seus alunos. Poucas pessoas conhecem, pois não existe divulgação. Quanto mais divulgação mais pessoas irão conhecer este projeto e poderão se manifestar a favor da natureza que a Bunge quer destruir. Na Escola Santo Anjo da Guarda, foi desenvolvido um trabalho exemplar pelos alunos. Conheceram o “Projeto Anitápolis” através da Formadora Patrícia, realizaram pesquisa e após obter todos os dados sobre o projeto, repassaram para os alunos da Escola, com o apoio do Diretor e dos professores. Para concluir o trabalho foi realizada palestra com o Professor Haroldo de Oliveira Silva, que levou os últimos acontecimentos a todos. Esse trabalho de informação oportunizou a prática do poder argumentativo da linguagem, que os alunos perceberam como fundamental na defesa de ideias e pontos de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário