segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO GESTAR II


“A GRANDEZA NÃO CONSISTE

EM RECEBER HONRAS,

MAS EM MERECÊ-LAS..."



























































































Estamos encerrando os encontros do Programa GESTAR II. No início do ano, quando fomos para o primeiro encontro em Treze Tílias, quanta ansiedade. No primeiro dia ficamos muito apreensivos, pois tínhamos que assumir um curso que duraria o ano inteiro. Um caminho longo para ser percorrido! Terminamos o encontro e voltamos para casa, às preocupações aumentaram. Estudos, reuniões, divulgação do programa, inscrições dos cursistas, cronograma das atividades a serem cumpridas até dezembro!! Será que chegaremos lá? Fomos trabalhando, um pouco a cada dia, e chegou o momento da abertura do curso. Professores, Diretores, Especialistas das escolas, Gerente, Supervisora, Formadores, todos se fizeram presente. Ah! Quantos questionamentos, uns a favor, outros nem tanto. Mas não deixamos nos abater, seguimos fortes, acreditando. Nesta longa caminhada, encontramos dificuldades, mas também muitas alegrias. Houve desistências, muitos professores não conseguiram cumprir sua caminhada até o fim. Porém, os que continuaram, tenho certeza que construímos juntos um forte relacionamento, que jamais esqueceremos. Hoje somos um grupo coeso, criativo, dinâmico, respeitando os limites de cada participante.

Como coordenadora compreendi o quanto o GESTAR tem auxiliado no aperfeiçoamento da prática pedagógica, permitindo mais confiança e autonomia nos trabalhos realizados com os alunos. A mudança de prática dos professores no ambiente da escola é percebida pelos Gestores, que em reuniões, colocam seus depoimentos sobre os profissionais de suas escolas.

O GESTAR faz o professor encontrar caminhos em busca do conhecimento. A socialização das atividades é um ponto importantíssimo, é a oportunidade do professor mostrar sua realidade, as dificuldades e avanços do trabalho com seus alunos. Os alunos sentem-se atraídos, pelas atividades sugeridas nos TPs, dizem que as aulas são diferentes mais participativas.

Meus agradecimentos a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso do Programa: os Formadores que com toda dificuldade encontrada, trabalhando 40hs. semanais não mediram esforços, dedicação. Aos cursistas que apesar do trabalho diário em sala de aula, conseguiram conciliar, oficinas, projetos, tornando cada encontro uma surpresa nas atividades apresentadas. Faço um agradecimento espacial a minha Formadora AYA RIBEIRO, que esteve sempre disponível, mesmo à distância. E quando presente....quanto conhecimento, mas com uma simplicidade cativante nos envolvendo em cada momento nos encontros presenciais.

Na Gerência de Educação agradeço a Gerente e em especial a minha supervisora por delegar tão importante tarefa, de ser coordenadora dos grupos de Língua Portuguesa e Matemática do Programa GESTAR II, dando-me oportunidade de crescimento, e conhecimento inigualável.

“SÃO MUITOS OS QUE SE OBSTINAM

EM SEGUIR PELO CAMINHO ESCOLHIDO:

POUCOS OS QUE PERSEGUEM UM OBJETIVO.” (Nietzsche)

Um comentário:

  1. Téia, voce é uma vencedora. Acreditou no GESTAR II, nos formadores e cursistas que são elos em busca do saber científico e compartilhado.

    ResponderExcluir