quinta-feira, 4 de junho de 2009

MEMORIAL

"Pedras no caminho? Guardo todas
um dia vou construir um castelo..."
(Fernando Sabino)

Na minha infância quantas lembranças...!
Lembro-me muito bem das histórias contadas por meu pai, nas noites frias de inverno. Meus irmãos, irmãs e eu sentávamos ao seu redor escutando suas histórias, cada um tinha a sua preferida. Pedíamos, e ele contava, enquanto o jantar estava sendo preparado. Assim fui despertando para a leitura. Numa das viagens de meu pai, na sua volta trouxe o livro infantil, “A galinha carijó”, este livro foi muito concorrido.

Não tenho muitas lembranças da biblioteca de minha escola,
mas minha professora da 4ª série fazia aula de leitura.
Para mim era o momento mais interessante e esperado da aula.

Na minha adolescência, além da leitura tive muito contato com a música.
Adorava assistir todos os Festivais da Canção da Música Popular Brasileira. Acompanhei todos os compositores como: Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e outros. Lia e cantava todas as músicas acompanhadas de várias leituras que tive acesso na época. Adorei ler: “O diário de Ana Maria”, “Alice no país das maravilhas”, “A abelha rainha”, “O gato de botas”, “Pinóquio”, “Pequeno príncipe”.

Mais tarde já no Ensino Médio (Segundo Grau na época), o que mais lembro foi quando estudamos literatura. Com incentivo do professor participamos do jogral declamando “E Agora José”, “O bicho”, “Tinha uma pedra no meio do caminho”. Nesta época li vários livros: “Senhora”, “Metamorfose”, “O quinze”, “A pata da gazela”, “Alienista”, “Cinco minutos”, “Vidas secas”......

Assim fui interessando-me cada vez mais pela leitura. Espero que todos aprendam gostar de ler, e possam se apropriar cada vez mais do conhecimento. Pois, sabemos que quanto mais conhecimentos adquirimos, mais precisamos aprender.

Iniciei minha vida profissional em 1977, quando fui trabalhar como professora em uma turma de terceira série do Ensino Fundamental na Escola Particular "Pequeno Príncipe.
Realizei meu trabalho com dificuldade, pois não tinha experiência em sala de aula. Lembro-me que nesta época, Chico Buarque de Holanda lançou o disco "Os Saltimbancos” trabalhei com meus alunos este disco, foi um bom trabalho, apresentamos inclusive uma peça teatral, sobre o conteúdo do disco.

Em 1978 fui convidada para trabalhar na Fundação MOBRAL,como supervisora. Agora já estava cursando a minha primeira faculdade - Serviço Social, mas não consegui concluir, pois em setembro de 1979, realizei meu casamento e como trabalhava em cinco municípios não consegui trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Voltei a estudar em 1988. Comecei a cursar Administração Escolar, e também Pedagogia, na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

Ao terminar estes dois cursos, fui novamente trabalhar em outro Colégio Particular: "Colégio São José," tradicional da cidade que pertence a Congregação das Irmãs da Divina Providência, hoje com 119 anos de existência. Lá realizei trabalho com alunos, pais e também na biblioteca desse colégio.

Prestei concurso para a Rede Pública Estadual e assumi em 2006, com o cargo de Assistente Técnico Pedagógico na Gerência de Educação de Tubarão. No ano de 2007 iniciei minha pós-graduação em Gestão Pública, entre outras atribuições, hoje estou realizando o trabalho de Coordenadora Regional do GESTAR II.

Prece Irlandesa

Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário