domingo, 21 de junho de 2009

RELATO GERAL

RELATO GERAL DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA GESTAR II
Mês de Referência: Abril, Maio e Junho/2009.
Coordenadora: Maria Stelia Bel trame Silva
Gerência de Educação – Tubarão /SC

Durante todo o desenvolvimento do Programa Gestar II nestes três meses de atuação estamos em constante avaliação, procurando adaptar da melhor forma possível, os pontos que precisam ser melhorado.
Com o andamento das atividades do curso, ficamos apreensivos, pois temos professores que não estão participando, mas não desanimamos. Sabemos que para haver mudança é necessário comprometimento, temos certeza do crescimento e conhecimento pedagógico do professor presente, e que sua recompensa será o conhecimento e o desempenho do seu aluno, participando criticamente na sociedade.
Houve muitas justificativas enviadas a Gerência de Educação pelos professores, por motivo da não participação do programa como: Estão sobrecarregados, trabalham 40 horas e não sobra tempo para estudo e preparação do curso; Não houve planejamento para concentração das horas atividades; Trabalham em escolas particulares e municipais, não tendo horário disponível e dispensa para participação; Problemas de saúde, familiar, estão aposentando-se, enfim problemas particulares; Horário de transporte, o curso é muito extenso e requer muita dedicação.
No mês de maio foram encerrados os estudos da TP3 e iniciamos a TP4 que trabalha Letramento, Alfabetização e Cultura. Para desenvolver este trabalho houve estudos dos textos de Marcuchi, Magda Soares e o Material do Gestar.
Estamos realizando as oficinas com os cursistas, que são os encontros presenciais. Nestes momentos Formadores e Cursistas trabalham os conteúdos das TPs, planejam atividades para os alunos, trocam experiências dos trabalhos realizados. Em sala de aula, relatam os pontos positivos, as dificuldades e aprendizagem dos alunos, trocam sugestões de leituras de textos, bibliografia, que possam ajudar nas práticas pedagógicas.
A maior dificuldade está no tempo, para desenvolver o trabalho em sala de aula. Os professores alegam poucas aulas para desenvolver o conteúdo do curso, pois têm ocorrido muitos feriados. Preocupam-se também, com o conteúdo curricular do ano letivo. Nestas oficinas os Cursistas escolhem uma atividade referente às unidades trabalhadas e aplicam em sala de aula com seus alunos, relatando por escrito e oralmente ao formador, com material elaborado nas aula para socializar com o grupo.
Iniciamos o trabalho sobre os projetos interdisciplinares, com os formadores e cursistas, alguns já apresentaram os temas estão buscando leitura para elaborar a fundamentação teórica, outros ainda estão definindo idéias.
Nas avaliações dos Cursistas, o programa está sendo bem aceito pelos alunos, gostam de participar, gostam das aulas, acham interessantes os conteúdos trabalhados, mas
cansam rápido na leitura!...Que inclusive essa é uma das dificuldades encontrada. Estamos alcançando os objetivos do Programa, apesar das dificuldades. Formadores, Cursistas, todos são comprometidos, interessados e com objetivos claros.
Como coordenadora do Programa, tenho feito muito para que o curso se realize com eficiência, através de reuniões, avaliações, sugestões de textos para estudo e bibliografia, para solidificar o trabalho do Formador e do Cursista. Assim tenho aprendido muito também, a troca de experiência está sendo muito significativa.
Deixo como sugestão para Formadores e Cursistas que estão tentando superar as dificuldades de leitura com os alunos, os textos da minha Formadora-UNB, Professora Doutora Aya Ribeiro que são: “De Fernando Sabino a Machado de Assis Uma releitura de “Dom Casmurro”, “E se Narciso conhecesse Alice? Conjeturas a respeito de um tema da educação” e outros textos como: Carta a um Fumante, Doces Lembranças, Uma história pra boi dormir, Um passeio pelas gírias através dos tempos, Gutemgerg e a Cidade Livre, Os nomes que fazem o brasil, Brasil, Palíndromos: uma história para se espelhar, e ainda outros encontrados após pesquisas nos blogs, da Professora AYA. Textos riquíssimos!
Procuramos várias formas de incentivar os professores que não estão participando, inclusive com reuniões com os Diretores das escolas. Tudo o que foi possível tentamos fazer, e o resultado tenho certeza já estamos colhendo.

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