quarta-feira, 17 de junho de 2009

TERCEIRA OFICINA - LÍNGUA PORTUGUESA

Com o objetivo de integrar cursistas e formadores, a coordenadora do Gestar apresentou
o vídeo "Quem mexeu no meu queijo?" Realizou-se comentários sobre os pontos significativos em que todos interagiram. Tiveram oportunidade de colocar suas preocupações e reflexões. É necessário haver mudanças, para isso é preciso trocar o queijo velho pelo queijo novo, para que estas mudanças nos tragam novas práticas pedagógicas.

Em sequência, todos retornaram para suas salas. onde aconteceu a socialização da transposição didáticas sobre as unidades 11 e 12 da TP3 e esclarecimento de dúvidas. Alguns não conheciam os tipos textuais citados nas unidades. Foram desenvolvidas atividades, sobre descrição, narração e dissertação. Na descrição produziram imagens com textos verbais e não verbais, caracterizando objetos, pessoas. Em seguida desenvolveram a narração e dissertação (ex positiva e argumentativa). Identificaram os textos injutivos e preditivos, após explicações com exemplos.

Pontos positivos:
As atividades produzidas com os alunos foram diversificadas, envolvendo alunos de sétima e oitava séries. Os resultados foram muito bons, mas observou-se falta de leitura para uma melhor descrição. Nos manuais os alunos observaram que são de difícil compreensão, então propuseram-se a criar um manual acessível ao nível escolar dos adolescentes, (manual da bicicleta, da fofoca, e da confecção de flores artesanais).
Na avaliação, houve troca de experiências e esta faz repensar suas práticas, despertando também interesse dos alunos para realizar as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário