quinta-feira, 11 de junho de 2009

RELATO DAS OFICINAS INTRODUTÓRIAS - LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO/TUBARÃO – SC
COORDENADORA REGINAL: Maria Stelia Beltrame Silva – Téia

FORMADORES - LÍNGUA PORTUGUESA
Macílio Alano
Valéria Volpato Dacoréggio
Patrícia Oliveira Cardoso
Rosângela de Souza Damiani Simas

FORMADORES - MATEMÁTICA
Manoel Machado Francisco
Andreza Fratoni de Souza
Maria Inês Lunkes Ruckhaber


I OFICINA INTRODUTÓRIA

DATA: 31/03/09 – Língua Portuguesa
01/04/09 - Matemática
LOCAL: Gerência de Educação de Tubarão/SC

Nestes dois encontros, trabalhamos os encaminhamentos do programa enfocando o planejamento, estudos das oficinas, cronologia e operacionalização do Gestar quanto ao local, transporte, lanche, e recursos tecnológicos para realizar os encontros. Distribuição das turmas com seus Formadores e preparo da 1ª oficina das duas disciplinas.


II OFICINA INTRÓDUTÓRIA

DATA: 14/04/09 – Língua Portuguesa
15/04/09 - Matemática
LOCAL: Diomício Freitas – CEDUP

Abertura Oficial
Motivação
Orientação do Programa
Estudo do Guia Geral

Nos dias 14 e 15 de abril, deu-se a abertura oficial dos encontros de Língua Portuguesa e Matemática do Programa GESTAR II.
Participaram a Gerente de Educação, Supervisora de Ensino, Técnicos da GERED, Coordenadora do Gestar, Formadores de Língua Portuguesa e Matemática, Diretores e Especialistas das escolas e Cursistas das duas disciplinas.
O cerimonial de abertura foi realizado pelo Formador de Língua Portuguesa, Professor Macílio Alano. A Gerente de Educação e Supervisora de Ensino usaram da palavra para colocar a todos a importância da participação neste curso de Educação Continuada.
Em sequência a Coordenadora do Gestar, iniciou a motivação com a mensagem, por meio de um vídio de animação “Conquistando o Impossível”. A mensagem mostra todas as dificuldades que encontramos para alcançar nossos objetivos. Nada vem sem esforço e empenho. Todos, temos que lutar para alcançarmos o que queremos. Estamos todos reunidos para mais este desafio.
A mensagem trabalha 13 palavras: Foco, desejo, dificuldade, perseverança, determinação, superação, pressão, força, decepção, explosão, recomeço, objetivo e vitória. Estas palavras são importantes para nosso trabalho, precisamos vencer cada uma delas para chegarmos a vitória...
Vitória do professor comprometido, do aluno motivado a aprender, da escola consciente do seu momento, da sociedade presente apoiando a escola.
Todo educador precisa estar aberto para o conhecimento. Estamos iniciando um grande curso, com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos. Através do processo de ensino contextualizado desenvolver capacidades para o uso do conhecimento matemático, oportunizando o aluno a expressar-se criticamente na sociedade.
Todos nos devemos estar motivados para novas experiências, para o novo conhecimento. Precisamos deixar de olhar para si mesmo, só para o nosso trabalho, sem compartilhar experiências, na impressão de ser perfeito, que nada precisa ser aprendido, melhorado, como se fossemos “Narciso”, que contemplava a si mesmo, sem se preocupar com o que aconteça a seu redor. Nós educadores devemos ser seguidores de “Alice, do País das Maravilhas”, que mesmo sem saber para onde ir, sem conhecer o que vinha adiante, aventurava-se para conhecer o novo.
Em seguida foram apresentados os Formadores e a estrutura do programa com espaço para questionamentos e esclarecimentos dos cursistas quanto ao mesmo.
Após o lanche os Formadores reuniram-se com seus cursistas. Todos receberam os quites com o material e tiveram a oportunidade de analisá-lo. Cada formador iniciou seu trabalho com uma dinâmica para a socialização dos cursistas, seguido do estudo do Guia Geral. Houve muitos questionamentos, pois estavam um pouco apreensivos. Esse momento foi muito rico. Depois dos esclarecimentos ficaram mais tranqüilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário